terça-feira, 30 de setembro de 2008

Presença de altas autoridades na festa de inauguração do Grupo Escolar Rural Alberto Torres.

8 comentários:

www disse...

E em 1952 com sede própria a escola recebeu um novo nome. Passou a ser chamada Grupo Rural Alberto Torres.

Mudar para:

Em 1952 com sede própria a escola recebeu um novo nome: passou a ser chamada Grupo Rural Alberto Torres.


Nosso objetivo é com a história:

Mudar para:

Nosso compromisso é com a história



Neste blog pretende-se descrever e resgatar um pouco da história da Escola Estadual Alberto Torres, localizada na Zona Oeste de São Paulo, ao lado do Instituto Butantã. Dr. Vital Brasil, fundador daquele Instituto, em março de 1932, doou sua própria residência onde a Escola surgiu como Grupo Escolar. A partir do decreto nº 6.225/33 e com o forte empenho do professor Sud Mennucci, concretizou-se a função pedagógica dessa instituição. Nascia a primeira escola rural do Estado de São Paul: ” Grupo Escolar Rural do Butantã”. Com o sucesso na sociedade paulistana, a escola cresceu e foi preciso mudar de prédio e de local. Em 1952, com terras doadas pelo Instituto Butantã, ficou pronta a nova sede, passando a se chamar - Grupo Escolar Rural Alberto Torres. Nesse novo endereço houve uma considerável ampliação das salas de aula e aumento do período de atendimento. Segundo o jornal “Rumo ao Campo” de dezembro de 1952, o grupo Escolar Rural Alberto Torres passou a ter dois períodos “com 996 crianças distribuídas em 24 classes, desenvolvendo dois programas de ensino. O primário fundamental voltado à alfabetização e o ensino propriamente dito, ensino rural, com atividades práticas de criação e culturas, galinocultura, sericultura, apicultura, cunicutura, piscicultura, de horticultura e fruticultura, culturas diversas, jardinagem, agricultura rural e higiene rural”. Atualmente a Escola Estadual Alberto Torres, possui um campo de futebol todo gramado onde era o antigo cultivo agrícola e a criação de animais. Além disso, há uma quadra poliesportiva coberta, auditório para eventos, futuras instalações da sala de informática nos moldes de uma lan house que será supervisionada por cinco educadores de informática atendendo a todos os períodos e a sala de leitura com mais de dez mil livros que atende diariamente a mais de quarenta alunos. Nesse mesmo local, será instalada a sala de memória. Essas atividades surgem como um apêndice da principal atividade da escola. A escola atende hoje em período integral, isto é, das 7:00 às 16:15, alunos do Ensino Fundamental qie no período da manhã recebem aulas do currículo obrigatório, e no período vespertino participam de oficinas pedagógicas, com conteúdos mais lúdicos. Além dessas atividades, há também o Ensino Médio e a Educação de Jovens Adultos (EJA).

Esse Blog foi concretizado com contribuições de:

• Sidivan Santos e Alan Lima, estagiários que deram todas as informações para a elaboração informatizada;
• Direção da escola, cedendo os equipamentos de informática utilizados.
• Governo do Estado de São Paulo que criou o “Acessa Escola”;
• Pesquisa desenvolvida pela professora Elisa Rocha com o apoio dos ex-alunos em especial Da. Mariazinha dos Santos que contribuiu com fotos e história de vida.



Orientações quanto a poda da árvore.

Mudar para

Orientações quanto à poda de uma árvore.


Neste dia o Instituto Butantã assumia os cuidados com os alunos.

Mudar para

Nesse dia o Instituto Butantã assumia os cuidados com os alunos.


A primeira diretora, Noêmia M. Cruz. Lançamento a pedra fundamental.

Mudar para

A primeira diretora, Noêmia M. Cruz, lançando a pedra fundamental.


D. Ceninha a vivulgar o jornal da escola Rumo ao Campo.

Mudar para

D. Ceninha a divulgar o jornal da escola Rumo ao Campo.


Como todos os Blogs têm abaixo de cada fotografia uma palavrinha: comentários - aí está a oportunidade de recebermos a sua colaboração, enriquecendo a história da escola que para nós é sinônimos de riqueza.

Mudar para

Como todos os Blogsm abaixo de cada fotografia há uma palavrinha: comentários - aí está a oportunidade de recebermos a sua colaboração.
A memória da Escola Estadual Alberto Torres antecipadamente agradece sua gentileza.

Muitas coisas disse...

Parabéns pelo blog!! Sou estudante de arquitetura da USP, e estou fazendo um trabalho para a faculdade nesta área da escola. Fiquei realmente maravilhada e surpresa de entrar um pouco em contato com o passado desta escola, que foi tão importante e inovadora para o bairro, e até para o Estado de São Paulo, já que foi a primeira escola rural daqui, o que é uma idéia magnífica, de acordo com o contexto. Não fazia idéia de como a história dela é rica e bonita. Obrigada por compartilhar com os internautas!!!

Unknown disse...

GOSTARIA QUE FOSE PUBLICADAS FOTOS DO CONCURSO DOS DIARIOS ASSOCIADOS DE CORAL E ORFEÕES, QUANDO O E.E. ALBERTO TORRES FOI VENCEDOR , ISSO FOI EM1959 OU 1960, EU FAZIA PARTE DO GRUPO QUE FOI PREMIADO.
MEU NOME; ANTONIO DE PADUA GARCIA

Unknown disse...

Que bom que encontrei esse blog que preserva a memória dessa escola.
Também fui aluno do Alberto Torres durante a metade dos anos 70 até 1985. Escrevo para tentar encontrar pessoas que estudaram lá para fazer um apelo: Não deixem que essa escola feche. estão querendo fechar o Alberto Torres. Quero me juntar as pessoas que quiserem fazer alguma coisa para que isso não aconteça. por favor leiam o documento: http://www.lidas.org.br/documentos/lidas/fmdca/comunicadofmddca.doc

Quem quiser pode me contatar pelo e-mail: robertoapo@gmail.com

Espero juntar muuuuuiiiiiittttaaaaa gente.
Um abraço

Apo

Historias de Maria disse...

Ola sou aluna deste ano letivo de 2010 na escola alberto torres e me sinto muito honrada de poder fazer parte desta historia . A nossa escola tem um passado muito bonito cheio de lembranças e alegrias que apezar das dificuldades da época
de acesso a escola as crianças tinham um bom ensino .Por fim quero parabenizar ao craidor do blog pela iniciativa e luta para resgate destes momentos que ficaram pra nossa historia para sempre !

Monica Cristina B de Moura disse...

Estudei neste colégio entre 1978 e 1985 e tenho ótimas recordações de lá.Quem não se lembra do Adilson um pobre bedel que sofria nas mãos dos terríveis alunos.Ele ficava no portão de entrada e aí de quem não estivesse com o ''guarda pó''.
Gostaria de tentar rever os amigos (Maria Helena, Patricia, Tania, APO, Alan, Vagner e tantos outros que com o tempo e a distancia se foram
Beijos a todos

Monica Cristina Benedito de Moura

Unknown disse...

Boa tarde.... sou Edson Garcia. Estudei na Escola Rural Alberto Torres no ano letivo de 1955 à 1960. Gostaria muito de rever o local e ter o contato com meus amigos da década! Pode me contatar via via facebook Dinho Garcia. Ficarei muito feliz. Amei o blog. Vamos colocar mais fotos pois, isso era difícil na época. Ansioso para visitar a escola!

Unknown disse...

Opsss. Escrevi em nome do meu marido kkkkk mas Vale assim mesmo ontem!!!!